Início arrow Menusfixos arrow PIEFAUTO
PIEFAUTO Imprimir E-mail

PIEFAUTO - Programa de Internacionalização das Empresas Fabricantes para a Indústria Automóvel

O PIEFAUTO - Programa de Internacionalização das Empresas Fabricantes para a Indústria Automóvel visou essencialmente a prospecção e aprofundamento do conhecimento de mercados, a promoção internacional das empresas e das marcas portuguesas da indústria de componentes automóvel, o reforço da presença das empresas portuguesas deste sector no mercado internacional, nomeadamente através de acções de marketing internacional.

O projecto assentou em três Vectores-chave:

  1. Abordagem a Mercados;
  2. Desenvolvimento de fornecimentos;
  3. Sector de Componentes para a Indústria Automóvel, em termos globais.

“Bring to” - Contacto de Directores de Compras de OEM com a Indústria Automóvel

Promoveu-se o contacto dos “Directores de Compras” e de outros “Decisores-chave” dos mercados consolidados da Indústria Automóvel Europeia (Alemanha, França e Espanha) com as empresas nacionais, contemplando um conjunto vasto de intercâmbio de informações diversas e, nalguns casos, altamente confidenciais entre os diversos intervenientes, aparecendo a Associação como intermediário no processo, com reconhecimento, pelas partes, da imparcialidade e facilitadora de contactos.

Foi dada a conhecer a nova realidade da Indústria de Componentes Nacional, associada à concepção e desenvolvimento de módulos e sistemas complexos, bem como os novos instrumentos desta dinâmica, nomeadamente, o CEIIA – Centro de Engenharia e a forte ligação à Universidades e Centros de Saber.

Estas iniciativas terão alavancado a mais valia da indústria nacional, pois o contacto “in loco” com a realidade desta indústria permitiu a disseminação da excelência encontrada e consequentemente potenciará novas oportunidades de negócio.


"Take To Business” - Missão à Alemanha

Realizou-se uma Missão à Alemanha (Lindau) em 22 e 23 de Setembro de 2008, a fim de as Empresas participarem no “International Match-Making Fórum One-to-One”, organizado pela Bayern Innovativ, GmbH, VDA (Associação congénere alemã da AFIA), e Departamento dos Assuntos Económicos da Região de St. Gallen.

Indústrias envolvidas: Automóvel, Aeroespacial, Electrónica e Micro-Tecnologia, Maquinaria e Equipamentos, Novos Materiais.

Figurino do evento: plataforma focalizada em contactos internacionais individualizados, previamente seleccionados.

Do programa respectivo destacamos:

  • Intervenções de representantes das entidades organizadoras e Autoridades locais;
  • Intervenções-debate de representantes da BAIKA, do Cluster Automóvel, da BMW e da Toyota Motor Europe;
  • Reuniões ‘one-to-one’.

"Take To Business” - Missão a Marrocos

As datas escolhidas para a Missão da AFIA foram de 13 a 15 de Novembro, a fim de a fazer coincidir com as “Automotive Meetings Tangier-Med: AMT 2008”, organizadas pela AMICA (congénere Marroquina da AFIA, com quem mantemos uma parceria privilegiada).

Para além das reuniões “one-to-one” previamente agendadas, a AFIA alugou um espaço (stand) com 6 m2, para utilização de todos os participantes portugueses (reuniões não agendadas, organização de documentação, etc), stand esse onde foi colocado um elemento publicitário relativo à AFIA, sob a forma de “Roll-Up”, em 2 línguas.

A AFIA promoveu ainda a visita ao stand de alguns representantes dos Construtores de Automóveis presentes no evento, para conversas alargadas com os participantes portugueses. É de destacar que, dada a dificuldade de muitas das empresas em marcarem reuniões com a Renault, a AFIA conseguiu, com o apoio da AMICA, que o Vice-Presidente da Renault (Marrocos), Mr. Larbi Belarbi, que é também Presidente da AMICA, se deslocasse ao stand da AFIA para uma troca de impressões conjunta com os participantes do Grupo Português, que assim tiveram a possibilidade de colocar as questões que entenderam.

Participaram no evento os seguintes Construtores de Automóveis: Renault-Nissan Marrocos, GM Espanha, VW AG Itália, BMW, PSA França, Bavarian Auto-Group Egipto, Temsa Egipto – Autocarros/BMW. Com estas presenças, os participantes tiveram oportunidades de contacto únicas, tendo em vista o desenvolvimento de partenariados ou outros tipos de negócios / relacionamentos.

O Stand da AFIA foi também visitado, a nosso convite, pelo Ministro do Comércio, Indústria e Novas Tecnologias de Marrocos, tendo-lhe os Membros da Direcção da AFIA presentes endereçado um convite para um novo encontro em Portugal, em 2009, após uma troca de impressões com os participantes portugueses em geral.

Quer neste stand, quer em todo o espaço onde decorreram as reuniões, conferências, etc., foram amplamente distribuídas as brochuras que foram executadas, exactamente nos mesmos moldes das descritas para a Missão à Alemanha: 1 capa, com folhas individuais – para a AFIA e para cada uma das empresas participantes.

Estas Brochuras foram também entregues em mão a todos os representantes dos construtores automóveis que possuíam espaço próprio no recinto (Hotel) onde decorreu o evento.

A AMICA publicou e distribuiu um Catálogo do evento, onde também constam as empresas participantes da Missão da AFIA, com nome do(s) representante(s), breve descrição da actividade da Empresa e contactos.

Programa de actividades desenvolvidas na Missão:

  • 13/14 Novembro – Casablanca – Seminários, Mesas Redondas e reuniões “one-to-one” entre os participantes (de referir que estavam presentes, entre Construtores de Automóveis e Fornecedores de Componentes e Serviços, cerca de 200 empresas).
  • 15 Novembro – Tânger – Visita ao local da futura fábrica da Renault-Nissan, à Zona Franca do Porto Tangier-Med e à Automotive City.

Relativamente às Conferências/Mesas Redondas, foram expostos e debatidos os seguintes Temas:

  • Conferência do Ministro do Comércio, Indústria e Novas Tecnologias – apresentação da estratégia de desenvolvimento do sector automóvel em Marrocos.
  • Mesas-Redondas - “Efeitos e oportunidades da globalização”, “Marrocos, fonte de empregos qualificados para o sector automóvel” e “A logística de Marrocos, factor de Competitividade”

Elaboração de um Vídeo Institucional sobre o Sector

Com a constatação de não existir nenhum instrumento dinâmico caracterizador do Sector, e a pedido de muitas instituições oficiais e privadas, a AFIA entendeu ser de extrema necessidade a elaboração de Vídeo Institucional, que transmitisse, entre outras, as seguintes mensagens:

  • Missão e Visão da AFIA relativamente ao Sector que representa, e as parcerias em que está envolvida;
  • principais marcos do seu historial bem como do historial do Sector Automóvel em Portugal, desde o seu início, nos anos 60;
  • argumentos para o promover internacionalmente, mostrando os seus pontos fortes, as suas especificidades.

Elaboração de um Catálogo Electrónico (MV Disk)

O objectivo desta acção foi o de criar um veículo de ampla promoção da oferta nacional, a distribuir pelos principais canais de acesso aos potenciais mercados, com enfoque nos centros de decisão de compra/cooperação. Pretendeu-se que constituísse um instrumento com particularidades inovadoras e que transmitisse a imagem de um Sector forte e moderno, tendo em vista atrair mais e melhor Investimento Directo Estrangeiro e potenciar negócios.

O objectivo é que o catálogo funcione como indicador da oferta/competências nacionais, sendo o “benchmark” por excelência a nível dos pólos estratégicos de competitividade.


Concepção, Desenvolvimento, Construção e Implementação do Portal Electrónico da Indústria Automóvel

O Portal da AFIA destina-se aos Associados, profissionais do sector e público em geral. No entanto, o respectivo acesso difere em função do utilizador, existindo uma “Área pública”, de acesso livre, e uma “Área restrita”, com Login (para validar a autenticidade do utilizador e lhe atribuir o respectivo grau de acesso: transversal e permitindo a gestão de diversos formulários pendentes [validação da identidade, atribuição de privilégios, verificação de formulários abertos, identificação individual, múltiplos acessos em cada empresa].