Início arrow Menusfixos arrow PME LÍDER
PME LÍDER Imprimir E-mail

FINCRESCE Consolidar lideranças

O que é

O Programa FINCRESCE tem como objectivo optimizar as condições de financiamento das empresas que prossigam estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.

Direccionado para o segmento de PME que se encontrem num estádio de desenvolvimento estável e que apresentem boas performances e perfis de risco, o Programa visa incentivar estratégias empresariais alinhadas com as prioridades da política económica, favorecendo dinâmicas de crescimento e de afirmação nos mercados, bem como o fortalecimento da estrutura empresarial através da consolidação de lideranças sectoriais.

O Programa visa ainda estimular a eficiência do processo de intermediação bancária e o alargamento do mercado de capitais a empresas de dimensão intermédia e, desde logo, preparar estas empresas para o novo modelo de gestão do financiamento, decorrente da entrada em vigor do Acordo de Basileia II.

Integrado no INOFIN – Programa Quadro para a Inovação Financeira no Mercado das PME do IAPMEI, o FINCRESCE assenta na constituição de parcerias público-privadas com um conjunto de agentes financeiros e não financeiros, a actuar no suporte ao segmento empresarial alvo.

A AFIA é um dos parceiros, fazendo parte da rede de Entidades Nacionais de Benchmarking que integram o Projecto.

A quem se destina

O Programa tem como destinatários as PME Líder, empresas que pelas suas qualidades de desempenho e perfil de risco se posicionem como motor da economia nacional em diferentes sectores de actividade, prosseguindo estratégias de crescimento e liderança competitiva.

Como funciona

O acesso ao Programa FINCRESCE passa pela obtenção do estatuto PME Líder, através da rede de Bancos que estabeleceram acordos de parceria no âmbito do Programa, directamente junto do IAPMEI, ou do Turismo de Portugal, I.P., para as empresas do Turismo.

A um subconjunto de PME Líder será atribuída a distinção PME Excelência, com repercussões importantes ao nível da sua notoriedade e afirmação junto dos vários agentes do mercado.

Papel da AFIA - Carta de Benefícios

Reforço do potencial endógeno

Nesta vertente, o FINCRESCE visa contribuir para a qualificação do perfil de risco das PME Líder, tendo presente a necessidade de garantir a sustentabilidade das dinâmicas empresariais.

Trata-se de uma intervenção essencialmente destinada a contribuir para a valorização das áreas do conhecimento, da organização, da produção e do acesso a mercados, facilitando condições para que as empresas beneficiárias se consolidem como “learning organizations” e se projectem para níveis de competitividade globalmente sustentáveis.

Para que seja possível a adopção deste processo “taylor made”, em que para cada empresa sejam disponibilizados os instrumentos mais adequados, é indispensável a realização de um diagnóstico e avaliação de desempenho competitivo (Benchmarking) que pode contribuir para um salto qualitativo da empresa.

A AFIA como Entidade Nacional de Benchmarking tem competência para prestar assistência técnica necessária à realização de um exercício de benchmarking, que compreende as seguintes etapas:

  1. Reunião, prévia, com os responsáveis da PMEL para apresentar metodologia, âmbito e cronograma de intervenção;
  2. Apoio no preenchimento dos questionários de comparação de desempenho de âmbito nacional e/ou internacional (Financeiro, Gestão, Excelência e Inovação);
  3. Reunião, com os responsáveis da PMEL, para apresentar as “Recomendações de Oportunidades de Melhoria - ROM” resultante da análise critica dos resultados da avaliação comparada de desempenho.
Para mais informações sobre o Benchmarking, clique aqui, ou contacte-nos através do telefone 226 172 668 ou e-mail info@afia.pt .

AFIA Entidade Nacional de Benchmarking