Início arrow Notícias arrow Noticias arrow Simoldes 4.0: Moldes de injeção com visão artificial e sensorização inteligente
Simoldes 4.0: Moldes de injeção com visão artificial e sensorização inteligente Imprimir E-mail

Investigação portuguesa visa desenvolver um novo molde inteligente que incorpore soluções inovadoras de monitorização, suportadas em sistemas de visão artificial e sensorização avançada cumprindo o paradigma associado à Indústria 4.0.

in COMPETE 2020, por Cátia Silva Pinto, 28-03-2018

 images/stories/pdf2017/20180328184037896dghed.png

 

1. Síntese

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Simoldes 4.0 é desenvolvido em copromoção, envolvendo a SIMOLDES AÇOS, o CENTIMFE e a Universidade do Minho.

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um molde eficiente que integra visão artificial e sensorização inteligente, baseadas em soluções inovadoras de monitorização incorporadas no seu interior, que ultrapassam o usual controlo de temperatura e pressão. Este molde eficiente incorporará sistemas avançados para um controlo contínuo e eficaz de determinados parâmetros técnicos e do processo, assegurando que os parâmetros que regulam os sistemas se encontram dentro da janela de processamento padrão e que outros valores das variáveis de operação mostram um funcionamento regular e seguro que maximizam a eficiência e a produtividade.

O sistema de comunicação e gestão a desenvolver, permitirá ao molde comunicar com o exterior através de uma rede global, onde as diferentes células de produção estão interligadas e os sistemas passam a trocar informações entre si, de forma autónoma, através de um modelo inteligente. Este sistema ajudará a prevenir a ocorrência de condições anormais que possam comprometer o desempenho do molde e dessa forma a estabilidade do processo de injeção.

O projeto Simoldes 4.0 vai ao encontro de uma estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente (EI&I), reforçando a intensificação tecnológica da indústria nacional do produto e do processo, sustentada em tecnologias sofisticadas. A minimização dos impactos ambientais na produção industrial é igualmente um tópico ao qual o projeto dará resposta, desenvolvendo e aplicando o conceito de fábrica de futuro, com integração de tecnologias de produção e instrumentação, que preconizam sistemas colaborativos em rede. Efetivamente o sistema de networking a desenvolver assenta no princípio da indústria 4.0, onde todos os equipamentos estão conetados em rede, permitindo a consulta por diferentes intervenientes e incrementar o trabalho colaborativo entre diferentes stakeholders.

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto Simoldes4.0 conta com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 1,4 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 884 mil euros.

3. Links

 

Website Simoldes Aços S.A.

Website Grupo Simoldes

Website CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

Website Universidade do Minho