Início arrow Notícias arrow Noticias arrow Portugal aumenta produção automóvel pela primeira vez em três anos
Portugal aumenta produção automóvel pela primeira vez em três anos Imprimir E-mail

No ano em que a Autoeuropa ganhou um novo modelo, a produção de automóveis em Portugal aumentou, o que já não acontecia desde 2014.

in Jornal de Negócios, por Sara Antunes, 11-01-2018

images/stories/pdf2017/201801110040000250.jpg

 

Em 2017 foram produzidos em Portugal mais de 175,5 mil automóveis, o que corresponde a um aumento de 22,7% face ao ano anterior, revelou esta quinta-feira, 11 de Janeiro, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Este é assim o primeiro ano de aumento da produção automóvel em três anos, depois de um período de travagem neste sector. Este dado confirma assim o bom momento do sector automóvel, depois de já ter sido revelado que as vendas de automóveis em Portugal cresceram pelo quinto ano consecutivo.

A contribuir para o aumento da produção automóvel em Portugal esteve o facto de o T-Roc ter vindo para a fábrica da Volkswagen em Palmela. A produção deste veículo por parte da Autoeuropa foi iniciada em Setembro, mas só entrou em plena produção em Outubro.

Os dados revelam ainda que 2017 foi um ano de crescimento da produção em todos os segmentos, ainda que tenha sido nos veículos pesados que se verificou o maior aumento (50,6%). Os ligeiros de passageiros continuam a ser o maior bolo da produção nacional (126,4 mil veículos – mais 27,4%). Os comerciais ligeiros registaram um acréscimo de 7,8% na produção.

A ACAP revela ainda que a esmagadora maioria dos veículos fabricados continua a ter como destino o exterior (95,9%), sendo que o número de veículos exportados cresceu 23,5%.