Start arrow News arrow Noticias arrow INAPAL PLÁSTICOS - Prémio EDP
INAPAL PLÁSTICOS - Prémio EDP Print E-mail

Categoria Indústria: (Consumo anual > 1,5 GWh) Vencedor Inapal Plásticos

in Jornal de Negócios, por Filipe S. Fernandes, 28-12-2017

Inapal: Especialista em compósitos e plásticos

 images/stories/pdf2017/20171228174200124.jpg

 

 

Esta empresa de componentes automóveis tem duas unidades fabris, uma em Leça do Balio e outra em Palmela, no parque industrial da VW Autoeuropa.

 

A Inapal Plásticos tem mais de 40 anos de experiência na indústria automóvel, primeiro com peças de chapa metálica e, mais tarde, com compósitos. Começaram a trabalhar com termoendurecíveis SMC (sheet moulding compound) nos anos 80 do século XX, a que se seguiram outros materiais como o LFT (long fiberglass thermoplastics), LFG (long fiberglass ganulated), GMT (glass material thermoplastic) e também peças injectadas. O conhecimento e experiência em compósitos e plásticos fazem da Inapal um importante player no desenvolvimento e produção de produtos.

Investimento constante

Tem duas unidades fabris, uma em Leça do Balio e outra em Palmela, no parque industrial da VW Autoeuropa. Ambas têm equipamentos modernos, entre os quais se destacam a última geração Diefenbacher prensas e duas linhas Diefenbacher LFT.

Procedeu à instalação de telhas translúcidas nas secções de montagem e de serralharia e à substituição das lâmpadas fluorescentes T8 em luminárias com potência 4 x 18 W por lâmpadas LED em luminárias por painel com potência 1 x 44 W. Aplicou novos equipamentos AVAC de alta eficiência, nas prensas PHP 1000, 1001, 1002 e extrusora PHP 400. Adquiriu três novos compressores e substituiu quatro motores elétricos de alto rendimento.

Novos equipamentos

Adquiriu novos equipamentos, a saber como a máquina de fresar, de cintar (mais eficiente que a existente) e de controlo do Control Box com visão artificial. Instalou um sistema de gestão e monitorização de energia, aplicou um novo sistema de controlo de vapor e um novo sistema de automação e controlo, com emissores de infravermelhos de alto rendimento, mais eficientes. Substituiu as correias standard por dentadas.

Montou a recuperação da energia do vapor flash junto às prensas, o que foi aproveitado para aquecer as águas dos balneários (chuveiros), cantina (refeitório) e para aquecimento dos balneários masculino e feminino. Substituiu o sistema de purgas das caldeiras, com controlo automático dos TDS, e aplicou isolamento térmico, válvulas prensa PHP 2100, válvulas de seccionamento no corredor central, filtros, colectores, distribuidores e reguladores. Esta medida de melhoria de isolamentos térmicos permitiu uma poupança estimada de 35 %.

A lista de clientes é extensa com destaque para os mercados de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Eslovénia, Brasil e México.