Início arrow Noticias arrow FUSO eCanter - primeiros camiões totalmente elétricos produzidos em série em Portugal entregues
FUSO eCanter - primeiros camiões totalmente elétricos produzidos em série em Portugal entregues Imprimir E-mail

A Daimler Trucks entregou em Berlim as primeiras unidades de seu FUSO eCanter totalmente elétrico aos clientes europeus.

in AICEP, 18-12-2017

Quatro empresas de logística globalmente operacionais - DHL,DB Schenker,Rhenus e Dachser, irão utilizar este camião leve totalmente elétrico na sua frota. No futuro, este FUSO eCanter desempenhará um papel importante na gestão sustentável da frota das empresas, especialmente no transporte urbano. A FUSO aposta em drivetrains alternativos. Ao longo dos próximos anos, todos os modelos de camiões e autocarros oferecerão uma variante elétrica adicional.

Marc Llistosella, chefe da Daimler Trucks Asia, explicou: "Com o FUSO eCanter, entregamos o primeiro camião todo-elétrico em série para nossos clientes na Europa. Mais de 90.000 quilómetros de testes em condições operacionais diárias garantem que entregamos aos nossos clientes um veículo confiável e económico. Com o FUSO eCanter, nossos clientes agora operam não só silenciosamente e sem CO2 localmente emitido, como também economizam custos operacionais. Este é o futuro do transporte de distribuição urbana ".

O Fuso eCanter em resumo

O Fuso eCanter foi concebido para ajudar a resolver os problemas crescentes de ruído e poluição nas cidades de todo o mundo. O eCanter não é apenas um veículo ambientalmente amigável, também é económico para o utilizador. Dependendo do design e uso, o eCanter tem um alcance de 100 km e uma carga útil de duas a três toneladas. O powertrain elétrico do veículo consiste em seis baterias de iões de lítio de alta tensão, cada uma com 420 V e 13,8 kWh. O sistema de bateria é fornecido pela subsidiária integral Daimler Accumotive em Kamenz, na Alemanha.

O Fuso eCanter beneficia dos extensos ensaios de clientes em Portugal e na Alemanha com as séries-piloto, realizados entre 2014 e 2017. Em comparação com uma versão diesel convencional, os custos operacionais podem ser reduzidos em 1.000 Euros por cada 10.000 km.

A Fuso tem uma longa história no campo dos powertrains alternativos para camiões. A produção em série do Canter Eco Hybrid começou em 2006, enquanto a segunda geração está em produção desde 2012. No Salão Automóvel IAA 2010, a Fuso apresentou o primeiro protótipo da célula eletrica Canter. Em 2014, a produção pré-série seguiu para fins de teste. O Fuso eCanter celebrou a sua estreia mundial no IAA 2016, e o lançamento global do camião leve totalmente elétrico ocorreu em setembro em Nova York.

Tramagal - um trabalho com muita experiência

A fábrica de Tramagal em Portugal, a cerca de 150 km a nordeste de Lisboa, possui uma longa e variada história. Foi fundada em 1964 como joint venture entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e a francesa Berliet. Em 1980, a produção começou para Mitsubishi Fuso. Nos anos seguintes, a fábrica da Tramagal montou o Fuso Canter e outros veículos Mitsubishi Fuso para o mercado português. Em 1996, a fábrica da Tramagal passou nas mãos da Mitsubishi Fuso para principal instalação de produção da Canter para a Europa Ocidental. Em 2003, a fábrica fez parte da aquisição da maioria da Mitsubishi Fuso pela Daimler.

A fábrica cobre uma área de 160 000 metros quadrados. Mais de 400 funcionários produzem Fuso Canter para cerca de 30 países europeus, assim como Israel, Marrocos e Turquia. Quase 95% dos veículos são exportados. Desde 2012, funcionários da Tramagal também produziram o Fuso Canter Eco Hybrid, a versão híbrida do Canter.