Início arrow Noticias arrow MD Moldes com novo acionista. É um fundo de capital de risco espanhol
MD Moldes com novo acionista. É um fundo de capital de risco espanhol Imprimir E-mail

A sociedade espanhola Alantra torna-se no principal acionista (70%) do MD Group, de Leiria.

in Expresso, por Abílio Ferreira, 20-11-2017

O grupo MD Moldes, de Leiria, conhece um novo acionista maioritário, reforçando a sua estrutura financeira, com a entrada no capital da sociedade espanhola Alantra Private Equity.

Através de um dos fundos de capital de risco que gere, a Alantra torna-se no principal acionista, com 70 por cento do capital. O fundador, Manuel Domingues manterá uma participação relevante. Os principais quadros do grupo tornam-se também acionistas.

Apesar da novo quadro acionista, a gestão do conglomerado de Leiria permanece inalterada.

Reforçar e expandir

Esta parceria luso-espanhola "é uma prova da solidez das nossas seis empresas operacionais que passam a ser detidas pela nova holding MD Group", refere Manuel Domingues.

O objetivo da operação é "reforçar a vocação expansionista do MD Group, investindo em tecnologia e investigação, agilizando novos projetos e consolidando as iniciativas em curso", acrescenta o fundador.

A Alantra realça no perfil do MD Group, o facto de ser líder de mercado, a sua "capacidade de internacionalização num segmento industrial de grande valor" e uma equipa de gestão "experiente e de qualidade".

A Alantra é uma das principais gestoras de capital de risco na Península Ibérica, com 1.300 milhões de euros de ativos sob gestão.

A MD Moldes foi fundada há 28 anos por Manuel Domingues, tem unidades em Portugal e na China, conta com 330 assalariados e uma forte presença em mercados como a França e a Alemanha. Em 2016, exportou 90% da produção. Fornece soluções para todo o processo de produção de moldes – engenharia, fabrico, testes e injeção. Está especialmente focada na indústria automóvel, lidando com marcas como a Porsche, Ferrari, Bentley ou BMW.