Start arrow News arrow Noticias arrow Empresas de Componentes Automóveis Presentes no Salão Automóvel de Frankfurt
Empresas de Componentes Automóveis Presentes no Salão Automóvel de Frankfurt Print E-mail

A AFIA, em conjunto com a AEP, reuniu um conjunto de empresas portuguesas e marcaram presença, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Frankfurt que decorreu de 14 a 24 de Setembro

in AFIA, 27-09-2017

images/stories/pdf2017/afiaaepfrankfurt01.jpg

 

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel promoveu a participação nacional através dum stand colectivo no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA 2017- 67. Internationale Automobil-Ausstellung).

A iniciativa foi conjunta com a AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do acordo de colaboração entre as duas associações para a promoção internacional da indústria portuguesa de componentes para automóveis.

Este salão automóvel é um certame bienal organizado pela VDA - associação alemã da indústria automóvel, e é uma das principais montras da indústria automóvel mundial.

A edição de 2017 juntou cerca de 1000 expositores oriundos de 39 países que mostraram as mais recentes inovações e tecnologias ligadas ao automóvel, em mais de 200.000 m2 de exposição.

Foram apresentados ao público novos modelos de diversas marcas, entre os quais, com grande relevo, o novo modelo Volkswagen T-Roc produzido em Portugal pela Autoeuropa.

O mote desta edição foi “Future Now” com enfoque em temas como motorização, mobilidade eléctrica, conectividade, condução autónoma e digitalização.

O que releva a importância da indústria de componentes automóveis, que contribuem para cerca de 75% do valor de veículo, segundo a estimativa da CLEPA, associação europeia que representa os fabricantes de componentes automóveis, e na qual a AFIA é associada.

A participação nacional ocorreu na área de exposição paralela à dos construtores de automóveis, dedicada às empresas da indústria de componentes automóveis, aberta apenas entre os dias 12 e 15 de Setembro.

No stand coletivo promovido pela AFIA e AEP, ocupando um espaço de cerca de 50 m2, estiveram presentes cinco empresas portuguesas: CR MOLDES, EDAETECH, EPEDAL, INAPAL METAL e TRIM NW.

images/stories/pdf2017/afiaaepfrankfurt02.jpg

 

O principal objetivo desta participação foi dar a conhecer as capacidades e competências da indústria portuguesa de componentes automóveis e estabelecer contactos para aumentar as exportações.

images/stories/pdf2017/afiaaepfrankfurt03.jpg

 

A promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assumem maior relevo quanto se atenta que a produção automóvel na Europa aumentou 1,5% no primeiro semestre de 2017 para mais de 10 milhões de automóveis produzidos.

A Europa é o principal destino das exportações das empresas nacionais, absorvendo 90% das vendas ao exterior. Sendo que o mercado alemão por si só absorve 20% das produção dos fabricantes de componentes portugueses.

A feira teve um saldo extremamente positivo pelos múltiplos contactos que foram estabelecidos com potenciais e atuais clientes, tanto construtores de automóveis como multinacionais integradoras de sistemas.

O sucesso desta participação leva a que a AFIA esteja já a preparar a edição de 2019 nos mesmos moldes, mas com um espaço maior e com mais empresas portuguesas.

 


 

Veja aqui o relatório da feira

 


 

COMUNICADO DE IMPRENSA
ficheiro pdf para download