Início arrow Notícias arrow Noticias arrow Celoplás: “Inovamos todos os dias”
Celoplás: “Inovamos todos os dias” Imprimir E-mail

A inovação surge como nota dominante das empresas que estarão presentes no Encontro da COTEC.

in ECO economia online, por Elisabete Felismino, 15-05-2017

João Cortez, presidente da Celopás, um grupo que detém três fábricas de componentes de engenharia em materiais poliméricos garante que inova “todos os dias”.

Considerada uma referência mundial na produção de peças plásticas de elevada precisão para a indústria doméstica, automóvel, militar e da saúde com a fabricação de dispositivos médicos inovadores o grupo Celoplás recorreu ao Innovation Scoring, um instrumento de apoio às empresas que visa estimular o desenvolvimento da inovação de forma mais sistemática, eficiente e eficaz.

O presidente do grupo de Barcelos relembra que, “em média, no grupo, 10% dos produtos são substituídos todos os anos, isto implica que ter de arranjar 2,5 milhões de euros de novos negócios anualmente“.

Mas deixa um aviso: “A inovação tem a ver com os recursos humanos” e isso “exige que se formem recursos humanos, porque nesta área das indústrias de elevada precisão temos ainda uma décalage muito grande face a outros países, como por exemplo a Alemanha”.

A Celoplás, que fatura 25 milhões de euros, projeta, desenvolve e fabrica por injeção cerca de 200 milhões de componentes técnicos de precisão por ano. E tem como clientes empresas como a Bosch, Tyco, Daimler, Leica, Yazaki.

João Cortez refere que o objetivo é crescer em 2017 entre 15% a 20%.

Já o plano de investimento ronda um milhão de euros por ano para investigação e desenvolvimento a que se juntam mais 10% que são canalizados para a renovação do parque de máquinas.

O grupo exporta direta e indiretamente 95% do que produz, sendo o grosso canalizado para o mercado europeu, a que se junta ainda Malásia, China, Índia e África do Sul.