Início arrow Noticias arrow Aumento de produtividade dá prémio Kaizen Lean à Olbo & Mehler
Aumento de produtividade dá prémio Kaizen Lean à Olbo & Mehler Imprimir E-mail

Unidade de têxteis técnicos de Vila Nova de Famalicão reduziu em metade o stock de matérias-primas

in Dinheiro Vivo, 20-04-2017

A Olbo & Mehler, empresa alemã, especialista e líder mundial na produção de têxteis técnicos para fins industriais, foi premiada pelo Kaizen Institute por ter registado um aumento de produtividade de 14%, nos últimos 18 meses, na sua fábrica portuguesa.

Os ganhos de produtividade foram obtidos através da otimização de processos, organização do espaço de trabalho e redução dos tempos de set up, assim como da redução do stock de matéria prima – para menos de metade – e da redução de desperdícios. Este beneficio foi obtido graças à implementação da metodologia Kaizen, que permitiu desenvolver o planeamento produtivo, sistematizar procedimentos e otimizar fluxos.

“O prémio do Instituto Kaizen reflete o muito e bom trabalho que os colaboradores da empresa desenvolveram nos últimos 18 meses, mas, sobretudo, a abertura que demonstraram para incorporar no seu dia-a-dia novos processos de trabalho que são benéficos para a empresa e também para eles. Espero que o exemplo da Olbo & Mehler motive outras empresas a analisar os seus processos, no sentido de melhorar a sua produtividade e estimular a economia do país”, destaca Alberto Tavares, CEO da empresa.

O processo de melhoria foi iniciado em 2015 e começou por uma auditoria, que identificou oportunidades na otimização do espaço, de processos e do fluxo de informação entre os diferentes setores. Prevê-se que a conclusão do Plano de Ação definido permita à empresa obter ganhos de produtividade de cerca de 20%.

A fabrica portuguesa da Olbo & Mehler é mais importante da companhia e está vocacionada para a produção de tecidos técnicos diferenciados. A unidade acolhe o Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa, onde a inovação assume papel primordial. Toda a produção da unidade Portuguesa se destina à exportação, em particular para os mercados Europeu, Estados Unidos da América, Austrália, Brasil, Africa do Sul e India, entre outros.

Os prémios Kaizen Lean distinguem a excelência nas empresas, premiando-as em diferentes categorias, concretamente a produtividade, qualidade, setor da saúde, sistema de melhoria contínua, e estratégia de crescimento, e realizaram-se no dia 19 de abril, no auditório do museu da Fundação Oriente, em Lisboa.