Início arrow Notícias arrow Noticias arrow DMM – Desenvolvimento, Maquinagem e Montagem
DMM – Desenvolvimento, Maquinagem e Montagem PDF Imprimir E-mail

Fabrico de peças de alta precisão e exatidão para automóveis, de modo mais sustentável e amigo do ambiente.

in COMPETE 2020, por Célia Pinto, 13-03-2017

Empresa

A DMM maquina peças fundidas em alumínio por arranque de apara, destinadas à indústria automóvel de 1ª linha, com enfoque em componentes técnicos.

A DMM colabora com a SLM e com empresas tecnológicas de I&D na fabricação de protótipos. Está inserida num grupo que inclui a montante uma empresa de moldes e a jusante uma empresa de fundição em ligas de alumínio, pelo processo de injeção, colaborando ainda com uma fundição ferrosa.

O grupo domina a tecnologia de desenvolvimento em 3D dos componentes que funde para os seus clientes e colabora com estes na definição do desenho do produto o que lhe permite abordar o mercado com soluções integradas de desenvolvimento e produção de componentes prontos a serem integrados em veículos ou motores.

Por estar inserida no ramo automóvel e devido aos apertados critérios de qualidade exigidos pelo mesmo, a DMM tem os seus sistemas certificados (qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho), competindo no mercado europeu com as suas congéneres, fornecendo produtos acabados para clientes estratégicos na indústria automóvel.

De forma a permanentemente acompanhar o mercado onde está inserida, a DMM procura transformar-se a cada momento numa empresa moderna e competitiva, recorrendo para isso a equipamentos na vanguarda tecnológica e não esquecendo a adequação dos seus recursos humanos.

Projeto

O setor de componentes para a indústria automóvel é muito específico, tendo alcançado taxas de crescimento assinaláveis nos últimos anos o que o torna o principal cluster exportador da indústria transformadora portuguesa.

A DMM executa a maquinagem de peças, maioritariamente em alumínio e com um elevado grau de complexidade, que requerem uma alta precisão e exatidão. Dado o setor onde labora, rege-se pelo rigor e exatidão, sendo que existe uma forte busca do projeto na captação de novas oportunidades para o sector automóvel (nomeadamente ao nível da motorização) e desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas emergentes de elevado crescimento.

A DMM definiu para este projeto as seguintes áreas:

  1. Inovação de produto

    A principal componente de investimento do projeto, destina-se a possibilitar à DMM o fabrico de componentes para caixas compactas de transferência da potência de motores de explosão frontal, para o eixo de tração traseiro em viaturas que integram 4 rodas motrizes. Estas caixas de transmissão, que integram elementos de comando, resultam da colaboração do Schmidt Light Metal Group (SLM e DMM) com o seu cliente.

    Também como parte relevante do investimento salientamos os suportes de diferencial do eixo de transmissão traseiro, de arrojadas formas geométricas. Os conceitos de caixa de transferência compacta e de diferencial do eixo traseiro, são inovadores no mercado e pretendem responder aos avanços tecnológicos na mobilidade automóvel com vista à diminuição dos consumos de combustível (menor atrito, diminuição de peso, maior eficiência, diminuição do ruído) com consequente impacto na diminuição das emissões de CO2 (tendo em conta os novos limites impostos até o ano 2020).

    Engloba também a modificação da linha de corpos de bomba de água para um dos principais clientes, de forma a incorporar na mais recente versão da bomba, novas e arrojadas geometrias para melhoria do comportamento desta. Trata-se de uma bomba de água de elevada produção (superior a 600.000/ano). O projecto abrange ainda a produção de tampas de motor de combustão, que são montadas diretamente no bloco de motores para um outro cliente e o desenvolvimento de novos suportes multi-funções (motor, alternador, etc) para viaturas de marcas variadas.

    Estes novos produtos são na sua grande maioria desenvolvidos e fornecidos em regime de exclusividade.

  2. Inovação Organizacional

    A DMM busca ainda a excelência na implementação de um novo método organizacional nas práticas da empresa, quer na organização dos locais de trabalho quer nas suas relações internas, com o objetivo final da melhoria do desempenho da empresa.

    É uma ferramenta que permite melhorar a difusão de boas práticas e procedimentos no interior da empresa, tornando a informação mais acessível a todos, assim como incentiva a participação proactiva dos trabalhadores, contribuindo para a satisfação no local de trabalho, com consequente aumento da produtividade.

  3. Inovação de Processo

    Instalação de um sistema de gestão de energia, que implica mudanças significativas em termos de equipamentos de medição e software de gestão de dados; visa sobretudo melhorar o planeamento da produção de forma a racionalizar o consumo de energia, com a redução dos custos de produção

Apoio

Projeto promovido pela DMM - DESENVOLVIMENTO, MAQUINAGEM E MONTAGEM LDA, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, envolvendo um Investimento elegível de 5.240 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 2.600 mil euros.