Início arrow Menusfixos arrow e-live
e-live Imprimir E-mail

images/stories/elive.gif

e-LIVE 

eLIVE significa Rede de Inovação e Formação Electrónica Acelerada para PME europeias (Accelerated eLearning and Innovation Network for European SMEs). O projecto, inserido no programa europeu Go Digital, é financiado pela Comissão Europeia e pretende identificar um número de empresas a quem possa ajudar a concretizar os objectivos do comércio electrónico.


Objectivos e Actividades Desenvolvidas

  • O objectivo do projecto é "criar uma rede pan-europeia de inovação e intercâmbio de conhecimento para as PME, baseada nos processos e princípios de aprendizagem de adultos e gestão do conhecimento". Estas medidas permitirão às PME ultrapasar o fosso digital, aprender e aprtilhar conhecimento dentro e entre as PME de uma região e entre regiões.
  • O Projecto inclui quatro regiões europeias apoiadas por organizações regionais:
    • Alsácia - através da Câmara de Comércio da Alsácia, www.alsace.cci.fr
    • West Midlands - através do Knowledge Management Centre-University of Central England, www.uce.ac.uk/kmc
    • Portugal - através do INETI /CITI - Instituto Nacional de Engenheiro de Tecnologia Industrial,www.ineti.pt
    • Região Basca - através através do Cluster del Conocimiento,www.clusterconocimiento.com
  • O INETI / CITI para além da colaboração da AFIA, conta com a participação de outras Associações que congregam empresas dos sectores seleccionados: Associação Portuguesa de Turismo de Habitação (PRIVETUR), e Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).
  • Os Sectores seleccionados são o Automóvel (subsector, no caso português, da Indústria de Componentes), o sector do Design (subsector, em Portugal, da Indústria dos Moldes), o Turismo, a Gestão e o Ambiente.
  • O projecto foi idealizado para PME com um nível básico no domínio das TIC e está a ser testado em 120 empresas das quatro regiões participantes - 10 empresas por sector, 30 por região.

Vantagens

  • Através do eLive, as empresas seleccionadas têm livre acesso a um portal electrónico - www.elive-online.com - que as liga, de forma imediata, a um número de empresas nacionais e das outras regiões participantes, permitindo-lhes aprender a dominar as TIC, a aceder a informação relevante, a partilhar conhecimento e a explorar oportunidades de negócio. Nesta plataforma é também disponibilizada formação online, aconselhamento e outras formas prácticas para ajudar as empresas a concretizar estes objectivos, bem como a realização de workshops especializados.