Início arrow Menusfixos arrow BENCHMARKINDEX
BENCHMARKINDEX Imprimir E-mail

images/stories/bench.jpg 

O Projecto BenchmarkIndex foi liderado pelo DTI – Department of Trade Industry, do Reino Unido, e pretendia, através da utilização da ferramenta benchmarking e da gestão de boas práticas, melhorar a competitividade das PME, alargando, assim, a outros países da Comunidade Europeia a utilização da metodologia do “UKBI – United Kingdom BenchmarkIndex”, devidamente adaptada às especificidades de cada estado participante.

Objectivos e Actividades Desenvolvidas

O objectivo do projecto é "criar uma rede pan-europeia de inovação e intercâmbio de conhecimento para as PME, baseada nos processos e princípios de aprendizagem de adultos e gestão do conhecimento". Estas medidas permitirão às PME ultrapasar o fosso digital, aprender e aprtilhar conhecimento dentro e entre as PME de uma região e entre regiões.

Os Centros de Benchmarking operacionalizaram-se através de um sistema de informação, suportado por "Consultores Nacionais em Benchmarking", entidades a quem competiu realizar a interface entre o Centro e as Empresas aderentes ao estudo, bem como, a aplicação das técnicas e metodologias do "UKBI - United Kingdom Benchmarking Index" às empresas seleccionadas.

No âmbito do referido projecto procedeu-se à realização de dois exercícios de benchmarking a cada uma das 170 (cento e setenta) empresas industriais, de diversos sectores de actividade, que constituiram a amostra do estudo, avaliando as diversas áreas da empresa e utilizando indicadores Genéricos de Gestão, Financeiros e Modelo de Excelência.

As linhas de actuação do programa passaram também pela realização de Acções Piloto, que pretendiam favorecer o reforço de estratégias inovadoras geradoras de casos de sucesso, e ainda pela divulgação de resultados com vista a potenciar efeitos multiplicadores pela via da demonstração.