Início arrow Menusfixos arrow Outras Actividades
Outras Actividades PDF Imprimir E-mail

Promoção do "Encontro Nacional da Indústria Automóvel

  • I Encontro Nacional da Indústria Automóvel (Novembro de 1991)
    • Subordinado ao tema geral "Desafios da Indústria Automóvel", a sua sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Ministro da Indústria e Energia. O Encontro constou de 3 painéis e uma mesa Redonda. Participaram neste Encontro cerca de 180 empresários e outras individualidades, nacionais e estrangeiras.
  • II Encontro Nacional da Indústria Automóvel (Novembro de 1995)
    • Subordinado ao tema geral "A industria de componentes no limiar do ano 2000", a sua sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Ministro da Indústria e Energia. O Encontro constou de 5 painéis. Participaram neste Encontro cerca de 130 empresários e outras individualidades, nacionais e estrangeiras.
  • III Encontro Nacional da Indústria Automóvel (Maio de 1998)
    • Subordinado ao tema geral "Que futuro da Indústria Automóvel - Estratégias e Competitividade", a sua sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Ministro da Economia. O Encontro constou de 4 painéis. Participaram neste Encontro cerca de 130 empresários e outras individualidades, nacionais e estrangeiras.
  • IV Encontro Nacional da Indústria Automóvel (Novembro de 2000)
    • Subordinado ao tema geral "Competir e Desenvolver. A Importância do Associativismo", cuja sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Ministro da Economia, constou de 6 painéis e conotou com a participação de cerca de 120 empresários e outras individualidades, nacionais e estrangeiras.

Estudo sobre Tecnologias

  • Elaboração de um Livro (apoiado pelo PEDIP) sobre "Tecnologias e Capacidades Laboratoriais Existentes no Fabrico de Componentes para a Indústria Automóvel".

Manual de Qualidade da VDA

  • Tradução de Divulgação do "Manual de Qualidade da VDA", contendo os questionários de auditoria adoptados pelos principais construtores europeus, questão importantíssima quando nos reportamos às inúmeras especificidades e consequentes custos inerentes.

Análise Estatística sobre o Sector de Componentes para Automóveis

  • Elaboração / relatório anual de análise estatística sobre o sector de Componentes, donde derivam as informações oficiais, quer nacionais, quer estrangeiras.

Participação no Grupo de Trabalho do GATIE sobre "Electrónica Automóvel"


Participação no Grupo de Trabalho "Observatório da Indústria Automóvel", coordenado pelo Fórum para a Competitividade


Participação no Grupo de Trabalho "Clube de Fornecedores", coordenado pelo Fórum para a Competitividade


Lançamento e apoio logístico ao "Clube de Fornecedores AutoEuropa"


Desenvolvimento de acções com vista à implementação, em Portugal, de um Curso de Post-Graduação em Engenharia Automóvel


Participação no Grupo de Trabalho Português da Rede CAR


Organização de um Seminário sobre a problemática da instalação, em Portugal, da fábrica da Ford-VW e suas repercussões sobre o sector de componentes


Acompanhamento da SOFINDUSTRIA - Sociedade de Fomento Industrial, S.A.

  • Acompanhamento da SOFINDUSTRIA - Sociedade de Fomento Industrial, S.A., que tinha por objectivo apoiar o desenvolvimento da indústria portuguesa de componentes para automóveis, designadamente prestando-lhes a assistência técnica necessária ao aumento de competitividade, coordenando as relações entre os fabricantes e a AutoEuropa, bem como fomentar a instalação em Portugal de fornecedores estrangeiros de componentes ou serviços relacionados com esta actividade, prestando-lhes especial colaboração na realização de projectos a localizar em território nacional.

FIAnet

  • Estudo/levantamento das necessidades de implementação de uma Rede de Transmissão de dados em Portugal, com vista à troca de documentos/informações (facturas, recibos, guias de remessas, etc) por via electrónica, tendo sido designado por FIAnet.

ODETTE

  • Contactos e adesão ao Grupo ODETTE (Grupo harmonizador de EDI especificamente para a indústria automóvel) no sentido de Portugal se aproximar e deter exacto conhecimento das vantagens do uso do EDI.

Participação em Feiras

  • Participação nas principais Feiras do Sector de Componentes a nível Comunitário, designadamente na AUTOMECHANIKA (Frankfurt), EQUIP'AUTO (Paris), EXPOMOVIL (Barcelona) e MOTORTEC (Madrid).

 
Participação em reuniões organizadas pelas Entidades Públicas Nacionais, sempre que solicitados, nomeadamente DGI, ICEP, IAPMEI, GAPIN, DGViação, IPQ, etc


Tradução do Manual nº 7 da VDA "Gestão da Qualidade na Indústria Automóvel; Princípios para Intercâmbio de Dados da Qualidade; desenvolvimento das Informações de Dados da Qualidade"


Participação no Seminário JAMA/CLEPA, subordinado ao tema "Componentes Europeus para Veículos Japoneses" - Paris, Março, 1995


Participação nos Seminários U.E./México, para promoção da cooperação entre as indústrias de componentes europeia e mexicana - Cidade do México, Junho de 1995 e Junho de 1996


Cooperação em Suplementos sobre a Indústria Nacional de Componentes para Automóveis, em Revistas Especializadas - "L'Information du Vehicule", "Le Journal de L'Automobile", "Auto-Revista", etc.


Assinatura do Protocolo com o GAPIN e o Fórum para a Competitividade, (NORTEC, Maio 1995), com o objectivo de coordenar e apoiar o Sector, nas suas vertentes técnica e económica, nomeadamente:

  • Lançamento de um Observatório da Indústria Automóvel
  • Promoção do Cluster Automóvel Português

Análise de impacto da alteração do I.A.


Análise da questão da reciclagem dos Veículos em Fim de Vida, em colaboração com a FIEV e a Renault


Reuniões com Chefes de Compras dos principais construtores automóveis e principais fabricantes de componentes europeus


EASM 96 e 97

  • Participação nas EASM 96 e 97 (Missões Europeias dos Fornecedores da Indústria Automóvel), no âmbito da TASBI (Transatlantic Small Business Initiative), em Detroit (EUA), em Fevereiro de 1996 e 1997, tendo como objectivo a promoção e/ou estreitamento das relações comerciais, trocas de tecnologia e acordos técnicos, entre Empresas Europeias e Americanas.

Missão Empresarial ao Brasil

  • Organização de uma Missão Empresarial ao Brasil, conjuntamente com o ICEP, em Outubro de 1996. A Missão constou da organização de um Workshop, onde foram apresentadas as indústrias automóveis dos 2 países, de uma Bolsa de Contactos em S.Paulo e outra em Belo-Horizonte, e de visitas aos principais Construtores de Automóveis instalados no Brasil - Renault, Fiat, VW, Ford, GM, Mercedes e Scania.

Fórum Europa México

  • Participação nos Fórum Europa México 96 e 97 (Missões Europeias dos Fornecedores da Indústria Automóvel), em Junho de 96 e Junho de 97, tendo como objectivo a promoção e/ou estreitamento das relações comerciais, trocas de tecnologia e acordos técnicos, entre empresas Europeias e Mexicanas.

Participação na Automobil'96, em Budapeste, Outubro de 1996, num stand informativo português, organizado pelo ICEP


Participação no Grupo de Trabalho conjunto com a DGI e o IPQ, com vista à elaboração de um levantamento das Empresas certificadas e/ou Qualificadas no Sector Automóvel e posterior publicação de um Guia


Promoção e participação de Técnicos das Empresas Associadas nas Reuniões Internacionais da ISO, relativas ao Sector Automóvel


Elaboração de um Dossier sobre Flexibilização de Horários


Conselho Superior Associativo da AEP

  • Participação no Conselho Superior Associativo, Organismo Consultivo, criado por iniciativa da A.I.Portuense (actual AEP), tendo por objectivo a concertação de posições entre as diversas associações sobre matérias relacionadas com as linhas gerais de actuação do movimento associativo empresarial, a política económica e social e a tomada de posições que contribuam para o desenvolvimento económico do país. Integração em 3 Comissões especializadas: Internacionalização, Ambiente e Estrangulamentos.

Projecto AICIME III

  • Promoção do Projecto AICIME III (Automotive Industry CIME), considerado internacionalmente como um dos Projectos mais inovadores a nível Comunitário, por envolver, com sucesso, a transferência das mais avançadas tecnologias para as PME's, de Regiões Periféricas, permitindo-lhes adquirir, sustentadamente, a competitividade de que necessitam para competir com as melhores congéneres europeias.

Organização de 4 Assembleias Gerais do CLEPA - European Association of Automotive Suppliers (1983, 1987, 1991, 1998)


Coordenação do Sub-Comité MERCOSUL, desde 1997, do Grupo de Trabalho "Estratégias e Relações Internacionais" do CLEPA


Estudo "Investir no MERCOSUL" - integração da equipa Internacional (AFIA/FIEV/SERNAUTO) nomeada pela Comissão Europeia para elaboração e publicação deste Estudo


Participação nos Seminários "MERCOSUL", organizados no âmbito do Programa Comunitário Al-Invest, no Rio de Janeiro, Maio de 1997, Madrid, Junho de 1997, Paris, Outubro de 1997 e Rio de Janeiro, Outubro de 1999


Participação nas Reuniões preliminares para criação da CERTIF (Empresa Certificadora de Produtos)


Signatário do Acordo Voluntário dos Veículos em Fim de Vida


Criação, Acompanhamento, Associado fundador do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel


Cooperação nas acções de promoção de Portugal levadas a cabo pelo ICEP


Missões Empresariais (Alemanha, Áustria, Brasil, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, França, México, República Checa e Turquia)


Participação e definição da estrutura do Workshop Automotive

  • Inserido no âmbito da Presidência de Portugal na Comissão Europeia, organizado em Maio de 2000, que constituiu uma excelente oportunidade para divulgar o país e promover a nossa imagem.

Formação Profissional

  • A AFIA estuda, a nível nacional, a implementação do Projecto de Profissionalização do Sector Automóvel em Portugal.

Constituição de um Cluster Aeronáutico Português

  • A AFIA é um actor-chave no estudo e diagnóstico das empresas que, trabalhando actualmente para o sector de componentes para a indústria automóvel, têm capacidade para fornecer o sector aeronáutico português e internacional.

Participação e definição da estrutura do Workshop Automotive

  • Esta iniciativa, promovida pela INTELI em parceria com o Ministério da Economia, visa a identificação e exploração de oportunidades de investimento associadas aos "city cars" numa estratégia de captação de IDE na área do automóvel em Portugal.

Auto Cluster Meeting

  • A AFIA, no âmbito das Parcerias e Iniciativas Públicas, participou como parceiro nesta iniciativa, iniciativa que pretendeu agregar um conjunto de eventos sobre a indústria automóvel, a decorrer em Portugal, definidos e organizados em parceria pela AFIA, AINP, INTELI, e ICEP Portugal.

Participação no Programa de Relacionamento Norte de Portugal / Galiza

  • Este projecto teve como objectivo dinamizar o empreendedorismo de base tecnológica em torno do sector automóvel, devido à sua característica multisectorial, desta região especifica de elevado desenvolvimento.

NORTINOV

  • Projecto NORTINOV - A AFIA participou, a convite da CCDRN, na Comissão Técnica de Acompanhamento do NORTINOV, cuja sessão de divulgação de resultados teve lugar em Dezembro de 2005.

Acompanhamento das políticas públicas estrategicamente orientadas para o sector de componentes para a indústria automóvel


(voltar aos projectos)